Decoração: estilo e elegância são sinônimos das portas preferidas do momento

Imagem retirada de http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/decoracao-estilo-e-elegancia-sao-sinonimos-das-portas-preferidas-do-momento/
Imagem retirada de http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/decoracao-estilo-e-elegancia-sao-sinonimos-das-portas-preferidas-do-momento/
Elas têm o nome complicado – pivotantes –, mas são as novas queridinhas dos arquitetos e decoradores. Essas portas são imponentes e, apesar de grandes, conseguem ocupar o espaço da casa de forma inteligente. Apesar de grandes, elas economizam espaço, pois parte da folha (abertura da porta) é projetada para fora e as ferragens ficam escondidas. Elas são acompanhadas de maçanetas maiores, que dão um tom sofisticado no espaço.

“As portas chegam a ter mais de oito metros quadrados, dependendo do pé- direito da residência e levam aplicações especiais como alumínio, aço e até folhagem a ouro”, explica Ivone de Souza, proprietária da Madeireira Pau Brasil, que fabrica as portas  sob encomenda.

As pivotantes são especiais porque nesse sistema, a folha da madeira gira em torno de um eixo vertical ao invés das tradicionais dobradiças, o que traz inúmeras vantagens em relação às portas convencionais: há economia de espaço, pois parte da folha é projetada para fora -, as ferragens ficam embutidas e é possível optar por portas em diferentes formatos, materiais e com puxadores variados.

“Com essa personalização, a peça fica praticamente única. Além disso, toda a madeira usada é totalmente responsável, pois a matéria-prima provém de floresta de manejo de impacto reduzido”, explica a gerente-geral da madeireira Keila Fonseca, que faz o acompanhamento do leiaute, instalação até a manutenção das portas.

Esses tipos de portas são ideais para halls de entrada  de casas e escritórios. Mas, antes de comprar uma porta assim - que custa em média R$ 1,2 mil - é necessária uma atenção com o espaço. A porta deve ter no mínimo, 0,80 m de largura e 2,10 m de altura. No caso da pivotante,  os pivôs devem estar a uma distância tal do batente para sobrar 0,90 m para a abertura.
<< Voltar